Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Maria Callas

Ouça o programa completo:




Neste programa, Emmanuele Baldini parte dos apaixonados pela ópera italiana, “verdadeiras torcidas musicais”, que se dividem em dois partidos: “Os fanáticos verdianos, que reconheciam em Giuseppe Verdi o genuíno representante do espírito musical italiano, e os fãs de Puccini (e do verismo), que tinha uma estética bem diferente do que até então era o melodrama italiano”. O maestro continua: “Justamente por serem tão distintos, acabam se complementando e oferecendo um retrato muito mais amplo do gosto musical italiano daquele período histórico, que foi, juntamente com o barroco, o período mais prolífico do ponto de vista da criatividade e da produção musical”.

Os partidos da ópera se amplificam quando se trata dos intérpretes – aqueles aficionados por Maria Callas ou Renata Tebaldi e os amantes de Beniamino Gigli ou Luciano Pavarotti, para citar apenas quatro exemplos desta audição. No programa, árias de “Don Carlos” e “La forza del destino”, de Giuseppe Verdi; “Madama Butterfly” e “La bohème”, de Giacomo Puccini.