Contrastes

A serena oitava sinfonia de Dvorák

Com referências ao folclore boêmio e à natureza


03/09/2023 13h00

Ouça o programa completo:



Composta em 1889, e estreada no ano seguinte, a Sinfonia n°8 de Antonin Dvorák contrasta com suas sinfonias anteriores pelo seu caráter otimista e sereno. Esta obra foi escrita em um momento muito feliz da vida do compositor, ele havia sido nomeado para a Academia Bohêmia de Ciências, Literatura e Arte e, como forma de agradecimento, dedicou esta sinfonia ao imperador Franz Josef, que o indicou ao posto.

Baldini ressalta que “A Sinfonia abre com uma maravilhosa e ampla melodia tocada pelos instrumentos graves da Orquestra. Serena e positiva, ela abre o caminho para um solo de flauta no agudo, um canto de pássaro, todo esse material da introdução é uma espécie de descrição de uma paisagem, bastante pastoral, aliás”. Passagens inspiradas no folclore boêmio, também podem ser notadas, especialmente na valsa do terceiro movimento e na fanfarra do movimento final.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista que atropelou Kayky Brito arrecada mais de R$ 176 mil em vaquinha

Roda Viva recebe Júlio Casares, presidente do São Paulo Futebol Clube, nesta segunda (11)

CPIs que correm na Câmara dos Deputados se encerrarão neste mês

Casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos quase dobraram em 30 anos, diz estudo

Cuba prende 17 pessoas ligadas a rede de recrutamento de mercenários para a Rússia