Contrastes

As Quatro Estações de Piazzolla

Obra icônica do compositor argentino, mestre do tango e do bandoneón


08/09/2024 14h00

Ouça a parte 1: 


Ouça a parte 2: 


Também conhecida como “Estaciones Porteñas”, as quatro peças foram concebidas de maneira isolada entre 1965 e 1970 e escritas originalmente para quinteto. Mais tarde foram reunidas como uma suíte, fazendo referência à passagem das estações do ano na cidade de Buenos Aires.

“As Cuatro Estaciones Porteñas raramente haviam sido tocadas juntas, como um bloco único. Para uma apresentação no teatro Regina, na capital argentina, em 1970, Piazzolla decidiu estabelecer uma ordem diferente daquela de Vivaldi: enquanto o ciclo das Estações do compositor barroco italiano começa com a Primavera e termina com o Inverno, Piazzolla decidiu começar com o Verão e terminar com a Primavera. Desde então, essa ordem foi quase sempre respeitada, inclusive nas dezenas de outras versões e arranjos”, explica Baldini.

Nesta audição, as Quatro Estações serão apresentadas na gravação histórica de 1970, com Astor Piazzolla (bandoneón), Antonio Agri (violino), Osvaldo Manzi (piano), Cacho Tirao (guitarra elétrica) e Kicho Diaz (contrabaixo). Em contraponto, a versão de Gidon Kremer e da Kremerata Báltica, com arranjo de Leonid Desyatnikov.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA, Reino Unido e União Europeia assinam acordo global de inteligência artificial

Marcelo Tas recebe o filósofo e escritor Vladimir Safatle no Provoca desta terça-feira (10)

Lula veta isenção de IPI para móveis e eletrodomésticos em áreas afetadas por desastres naturais

Quatro vítimas do naufrágio do iate de luxo na Sicília morreram sufocadas em "bolha de ar", aponta autópsia

Justiça mantém prisão de Deolane Bezerra e da mãe após audiência de custódia