Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet

Ouça o programa completo:


Escrito em 1878, o Concerto foi originalmente dedicado a Leopold Auer, violinista russo e professor, cuja escola formou alguns dos grandes ídolos do violino, como Jasha Heifetz. “Infelizmente, Auer não gostou do Concerto. Considerou que não estava à altura das outras grandes obras sinfônicas do Mestre. Também comentou que alguns trechos eram praticamente intocáveis”, conta Baldini. “Decepcionado com a reação de Auer, Tchaikovsky mudou a dedicatória para o violinista Josef Brodsky, responsável pela estreia da composição em Viena, em 4 de dezembro de 1881”, completa.

O Concerto de Tchaikovsky tornou-se um dos preferidos de muitos violinistas e, ainda mais, um dos preferidos do público. A obra é marcada por “um equilíbrio sábio entre o virtuosismo e a agilidade, típicas do violino, e o canto, com melodias que ficaram eternizadas graças às grandes performances que chegaram até nós”.

Nesta audição, as interpretações de Daniel Lozakovich, Augustin Hadelich, David Fyodorovich Oistrakh, Isaac Stern, Nathan Mironovich Milstein e Hilary Hahn, além de uma performance histórica de Jascha Heifetz.