Ouça o programa completo:
Escrito em 1878, o Concerto foi originalmente dedicado a Leopold Auer, violinista russo e professor, cuja escola formou alguns dos grandes ídolos do violino, como Jasha Heifetz. “Infelizmente, Auer não gostou do Concerto. Considerou que não estava à altura das outras grandes obras sinfônicas do Mestre. Também comentou que alguns trechos eram praticamente intocáveis”, conta Baldini. “Decepcionado com a reação de Auer, Tchaikovsky mudou a dedicatória para o violinista Josef Brodsky, responsável pela estreia da composição em Viena, em 4 de dezembro de 1881”, completa.
O Concerto de Tchaikovsky tornou-se um dos preferidos de muitos violinistas e, ainda mais, um dos preferidos do público. A obra é marcada por “um equilíbrio sábio entre o virtuosismo e a agilidade, típicas do violino, e o canto, com melodias que ficaram eternizadas graças às grandes performances que chegaram até nós”.
Nesta audição, as interpretações de Daniel Lozakovich, Augustin Hadelich, David Fyodorovich Oistrakh, Isaac Stern, Nathan Mironovich Milstein e Hilary Hahn, além de uma performance histórica de Jascha Heifetz.
REDES SOCIAIS