Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet A violoncelista Jacqueline du Pré

Ouça o programa completo:


Uma das maiores instrumentistas do século 20, Jacqueline du Pré nasceu em Oxford, a 26 de janeiro de 1945. Garota prodígio, com 15 anos já conquistava a prestigiosa medalha de ouro da Guildhall School of Music. Seus mestres foram William Pleeth, Paul Tortelier, Pablo Casals e Mstislav Rostropovich.

Aos 20 anos, du Pré era uma das mais requisitadas solistas do mundo. Aos 22 anos, casou-se com Daniel Barenboim, formando um duo eternizado em dezenas de gravações. “Se um trágico destino não tivesse interrompido bruscamente a carreira e em seguida a vida de uma das maiores violoncelistas da história, Jacqueline Du Pré completaria 80 anos neste domingo (26)”, diz Baldini.

Neste programa, as primeiras gravações da violoncelista, como a Sonata, de Haendel, com Stephen Bishop Kovacevich, ao piano, e a Sicilienne, de Maria Theresia von Paradis, com Gerald Moore, ao piano. A pérola desta audição é o Concerto, de Schumann, com Jacqueline, ao lado de Barenboim e a New Philharmonia Orchestra.