Ouça o programa completo:
Escrita em 1866, a Sinfonia n. 1 em sol menor, conhecida como "Sonhos de Inverno", foi a primeira grande obra orquestral de Piotr Ilitch Tchaikovsky. Ainda jovem e buscando seu espaço, ele enfrentou dificuldades para concluir a partitura, incluindo problemas de saúde e duras críticas de seus professores no Conservatório de São Petersburgo.
Apesar disso, a obra foi bem recebida quando dois de seus movimentos foram apresentados em um concerto, e, mais tarde, ganhou reconhecimento como um importante passo em sua criação musical. A sinfonia combina estruturas tradicionais com elementos que já apontavam para o estilo marcante que Tchaikovsky desenvolveria posteriormente.
"É certamente fora de discussão que Tchaikovsky ao longo de sua vida desenvolveu tanto sua arte que as últimas composições são um marco na história da música. Porém, precisamos dar a devida atenção a obras da primeira parte de sua vida. Peças que, se de um lado, já demonstram um talento extraordinário, de outro, são o ponto de partida para a construção de seu futuro artístico", resume Baldini.
REDES SOCIAIS