Ouça a entrevista com Jorge da Cunha Lima:
O vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima, conversou com Alexandre Machado no De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (04) sobre a morte de Lygia Fagundes Telles, também conhecida como a dama da literatura brasileira.
A escritora, que já ganhou o Prêmio Camões, considerado o mais importante troféu literário do Brasil, faleceu no último domingo (03), de causas naturais, aos 98 anos. A Prefeitura da cidade de São Paulo decretou luto por 3 dias em homenagem à acadêmica. “Triste com o falecimento dela, fomos amigos durante décadas”, disse Lima.
O jornalista afirmou que Lygia, para além da vida profissional, era uma cidadã destemida e militante, apesar de sua escrita suave: “Na literatura, a Lygia teve uma simplicidade, uma forma de lidar com o cotidiano muito delicada, ainda que sofisticada como Machado de Assis. Agora, na vida, a Lygia era união”. Sobre a atuação como conselheira da Fundação Padre Anchieta, ele destacou sua atitude cívica, moral e estética.
O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS