Ouça a entrevista completa:
Começa nesta quinta-feira (13), em São Paulo, o Wood Construction Global Meeting. O evento internacional visa debater inovações, tecnologias e o papel do Brasil no setor da construção sustentável, principalmente com madeira.
A mudança no uso de materiais é de grande importância para a natureza e para a preservação do planeta. A programação contará com líderes globais da arquitetura, engenharia e sustentabilidade para apresentar soluções concretas para o mercado.
"De toda a cadeia construtiva, a madeira é o único material renovável. Além disso, quando a árvore cresce, ela absorve o carbono emitido pelos carros, indústrias (...) e emite oxigênio. Por isso, chamamos as florestas de pulmões. Essa troca de carbono por oxigênio é muito positiva para o meio ambiente”, afirmou o presidente do Núcleo da Madeira, Marcelo Aflalo, em entrevista ao De Volta 'Pra' Casa.
A convenção resultará em um documento com diretrizes para políticas públicas, que será apresentado na COP30 para destacar o Brasil como protagonista em um futuro mais verde.
“A indústria da construção civil e manutenção dos prédios é o maior emissor de CO2 do planeta. Se você pegar os carros, aviões, navios etc., eles emitem menos da metade do que a indústria civil emite. A nossa responsabilidade de olhar para a edificação como um produto sustentável é maior do que qualquer outra coisa que a gente possa fazer no planeta nesse momento”, disse Aflalo.
O evento acontece das 9h às 17h e segue até o dia 14 de março. Para saber mais, clique aqui.
*Estagiário sob supervisão de Gabriella Paques
REDES SOCIAIS