Ouça o programa completo:
No "Dissonantes" desta terça-feira (18/03), André Barcinski faz uma seleção de suas músicas preferidas e conta momentos marcantes da biografia do cantor e compositor Nelson Ned.
Nelson Ned d'Ávila Pinto nasceu em 1947 na cidade de Ubá, Minas Gerais, e faleceu em São Paulo, no ano de 2014.
Nelson iniciou sua carreira nos anos 60, ele tinha nanismo e essa condição foi explorada pela gravadora em seu primeiro lançamento. O LP recebeu o infeliz título de “Um show de 90 centímetros”, o que desagradou ao cantor.
Além de intérprete, Nelson Ned também escrevia. “Tudo passará”, de 1969, é seu primeiro disco quase inteiramente autoral e um dos mais bem-sucedidos, com letras que relatam as dores de ser rejeitado por sua condição física, além, é claro, das famosas canções românticas.
Gravando discos em português e espanhol, o artista foi um fenômeno de vendas, fazendo grande sucesso em toda América Latina, estima-se que vendeu cerca de 45 milhões de discos.
"Dissonantes", com apresentação de André Barcinski, de segunda a sexta-feira às 13h, com reapresentação às 20h, na Rádio Cultura Brasil (77,9 FM e 1200 AM).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Marcelo Nascimento
REDES SOCIAIS