UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arte: João Fernandes
Arte: João Fernandes Elis, 80 Anos

Ela nasceu em 17 de março de 1945 na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Se o Brasil é considerado o país das cantoras, Elis Regina é até hoje considerada a maior de todas. Em pouco mais de 20 anos de carreira, tornou-se a cantora número 1 da música popular brasileira do século XX.

Elis Regina sempre esteve presente na programação da Rádio Cultura Brasil. Perto de 200 músicas estão na playlist da emissora. Ao longo dos anos, ela foi lembrada. Foram produzidos dezenas de especiais, documentários e séries como a premiada Elis, instrumento voz: uma travessia em 6 tempos que foi reapresentada recentemente. Então, nada mais oportuno que homenageá-la de forma que representasse toda sua grandeza como artista no dia em que faria 80 anos, 17 de março de 2025.

Em 17 de março de 2025, segunda-feira, da zero hora até o último minuto do dia, a programação Rádio Cultura Brasil foi toda dedicada à cantora. No ar suas grandes interpretações, pedidos de ouvintes, depoimentos de artistas, participação dos seus três filhos, especiais digitalizados do nosso acervo e, principalmente, programas criados especialmente para a data.

Elis, 80 não é simplesmente um tributo à cantora considerada a maior de todas. É também uma maneira de lembramos da importância de nossa cultura, da preservação de nossa memória, que, sem dúvida, inspira a nova geração a fazer o melhor, a se superar. Ouça.

Programação da madrugada

00h00 – Abrimos com depoimento de João Marcelo Bôscoli, seguido por um registro de Elis Regina falando de seus filhos e completamos a hora com uma seleção musical com registros da cantora dos anos 1960.


01h00 – Edição do Supertônica de 2020. Arrigo Barnabé entrevista Júlio Maria, autor do livro “Elis Regina – nada será como antes”.


02h00 – Seleção musical com registros da cantora de 1970 a 1975


03h00 – Edição da última entrevista do crítico Zuza Homem de Mello concedida à Rádio Cultura em 2020, quando ele falou sobre o trabalho de Elis Regina.


04h00 – Seleção musical com gravações a partir de 1976.


05h00 – Estudantes da área de Comunicação que atuam na Rádio Cultura apresentam um programa musical comentado, só com registros da cantora.


Programação da manhã

06h00 – Edição especial doMistura Cultural, produzido e apresentado por Adriana de Barros, com a cantora Kell Smith. Embora tenha nascido após a morte de Elis Regina (1982), Kell se encantou pelo legado da artista ainda na infância, aos 12 anos. Atualmente, ao lado de Daniel Jobim, ela percorre o Brasil com o show Elis e Tom, um tributo ao álbum que foi um marco na carreira de Elis Regina. Nesta edição, Kell interpreta sucessos que ficaram eternizados na voz de Elis, como "Água de Março", "Só Tinha de Ser Com Você" e "Como Nossos Pais".


07h00 – Sob o comando de Laura Mayumi, o Música e Notícia será pontuado com depoimentos inéditos de artistas que falam o legado da cantora. Participação do flautista Carlos Malta, do jovem instrumentista Rafael Beck, dos maestros Julio Medaglia e Guga Petri, do produtor e jornalista Nelson Motta, do compositor, cantor e violonista Toquinho e também de muitos cantores, entre eles Edson Cordeiro, Sheila Souza, Joyce Moreno e Angela Ro Ro.

E ainda uma edição com o crítico João Marcos Coelho.


09h00 – Programa do acervo da Rádio Cultura Brasil: MPB – Memória Popular Brasileira.

O jornalista gaúcho Vanderlei Cunha nos traz uma entrevista rara da cantora realizada em Porto Alegre no ano de 1967, com opiniões fortes da artista que, aos 22 anos de idade, era um nome nacional.


10h - Galeria, apresentado por Fabiana Ferraz, em sua primeira hora atende os pedidos dos ouvintes. Na segunda hora, a participação da cantora e compositora baiana Illy. Em foco o seu álbum "Te adorando pelo avesso", lançado em 2020. Neste projeto, Illy explora profundamente o rico legado de Elis Regina, revisitando o repertório da icônica cantora com uma perspectiva contemporânea. E na última parte do programa, ao meio dia, mais pedidos de ouvintes.


Programação da tarde

13h00 – No programa Dissonantes, André Barsinski entrevista João Marcelo Bôscoli, produtor musical, apresentador do Contraponto da Rádio Cultura Brasil e primogênito da cantora. Bôscoli faz uma seleção de gravações de Elis Regina menos conhecidas. O “Lado B” de Elis conta com parcerias como em “Bolero de satã”, cantada com Cauby Peixoto e “Você”, com assovios de Toots Thielemann. Além disse, Elis Regina em canções em outras línguas, que dão uma perspectiva diferente de seu tão conhecido timbre e interpretação, como em “These are the songs”, de Tim Maia, “Golden slumbers”, de Paul McCartney e John Lennon, e “Gracias a la vida”, de Violeta Parra.


14h00 – O Estúdio 77 apresenta recorte de depoimentos dos arquivos da emissora. Alexandre Ingrevallo garimpa falas dos filhos Pedro Mariano e Maria Rita em entrevistas exclusivas da emissora de 2020. Na primeira parte do programa, Maria Rita revela a responsabilidade de ser filha de Elis Regina, destaca lembranças da infância, o legado e a descoberta como intérprete. “Agora tá” e “Se eu quiser falar com Deus” estão na programação.

Na segunda parte do programa, depoimentos do cantor Pedro Mariano. Essa edição adianta detalhes da nova edição da biografia de Elis, show em homenagem aos 80 anos da cantora e um documentário adaptado do livro escrito por João Marcello Bôscoli que será lançado no segundo semestre de 2025.


16h00 – Reapresentação de uma entrevista exclusiva com Roberto de Oliveira, produtor da cantora. Entrevista de 2020, quando dos 75 anos de nascimento de Elis.


17h00 – Solano Ribeiro, que há quase 20 anos apresenta na emissora a nova música do Brasil, em seu programa semanal faz um tributo à cantora, que se consagrou em 1965 com “Arrastão” no 1º. Festival de Música Popular Brasileira, produzido por ele na extinta TV Excelsior, dando origem aos grandes festivas de música popular dos anos 1960.


18h00 – A seleção musical do noticioso De volta pra casa com músicas do repertório da cantora em versão instrumental. “Bonita”, “De onde vens?”, “O sonho” e “Romaria” são alguns títulos gravados por Elis, tocados aqui por Manfredo Fest, Amilton Godoy, Egberto Gismonti e Duofel. Ainda tem uma composição feita em homenagem à cantora pelo renomado saxofonista japonês Sadao Watanabe: “Elis”.


Programação noturna

19h00 – No horário da Voz do Brasil, somente pela internet, edição especial do Coletânea com duetos de Elis Regina.


20h00 – Outro programa de arquivo da Rádio Cultura Brasil, dessa vez o Acervo Walter Silva com uma entrevista exclusiva de Elis Regina realizada em 1979, logo depois dela se apresentar no Festival de Montreux e da excursão ao Japão.


21h00 – Edição especial do Vozes do Brasil, de Patrícia Palumbo. Patrícia afirma: “Elis Regina sabia escolher muito bem o que cantar e é essa é uma das maiores qualidades de uma grande intérprete. São famosas as histórias que Gilberto Gil conta sobre as canções que mostrava para ela, algumas escritas especialmente como ´O Compositor me Disse´. Foi Gil que levou Milton Nascimento para Elis Regina e ela acabou dando voz a vários clássicos. Elis cantou Aldir Blanc, dividiu com Tim Maia a primeira faixa dele registrada em disco”. E essa será a base da seleção do Vozes do Brasil: as histórias e as canções.


22h00 – Entrevista exclusiva de Teca Lima com o músico Carlos Malta, que realiza trabalho instrumental tendo como base o legado de Elis Regina. Esse trabalho resultou em dois álbuns dedicados a recriações de temas imortalizados na voz da cantora: “Pimenta” e Pimentinha Sessions”. No repertório, “Chovendo na roseira” (Tom Jobim), “Bala com bala” (João Bosco/Aldir Blanc), “Upa, neguinho” (Edu Lobo/Gianfrancesco Garnieri), “O trem azul” (Lô Borges/Ronaldo Bastos) e “Águas de março” (Tom Jobim).


23h00 – Biografia, série produzida em 2001, fecha o dia de homenagem à cantora. Vida e obra da cantora pontuada por registros que representam seus 20 anos de carreira.


Elis, 80 - Programação especial
24 horas de Elis na Rádio Cultura Brasil
Segunda-feira, 17 de março de 2025

Rádio Cultura Brasil

FM 77,9 MHz
AM 1.200 kHz
Site radioculturabrasil.com.br
TV Digital Canal 2.5
Aplicativo Cultura Play