Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet O compositor e regente Lukas Foss Reprodução


Ouça o Programa Completo:  




Considerado um imenso talento, o jovem Lukas Foss estudou nas melhores escolas, com os mestres mais renomados. “Quem me falou dele pela primeira vez foi o nosso saudoso maestro Eleazar de Carvalho”, diz Galindo. “No Centro Musical de Tanglewood, Eleazar foi aluno de Sergei Koussevitzky - um dos mais influentes maestros do mundo na época. No começo da década de 40, Koussevitzky teve uma classe com três alunos de regência: Eleazar, Leonard Bernstein e Lukas Foss”, conta.

O maestro Galindo diz que apesar de ter desenvolvido uma carreira como regente, Foss destacou-se muito mais como compositor. Deixou uma obra imensa, com balés, óperas, peças sinfônicas, muita música de câmara, mais peças para piano, órgão, canto e coro. “Um verdadeiro portento!”, exclama o apresentador.
Nesta audição, destaque para a Suíte Salomon Rossi e o Concerto para flauta e orquestra “Renaissence”, ambos de Lukas Foss. Em contraponto, as peças originais que inspiraram estas obras, como as Trio Sonatas de Salomon Rossi, o "L'enharmonique", Rameau, e uma ária de Orfeo, de Monteverdi, entre outras.

O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda Segunda-feira, às 23h e reprisado aos Domingos ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.