Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Ária das Bachianas Brasileiras n. 5, de Villa-Lobos (fragmento)


Ouça o programa completo: 


Da melodia simples ao A-B-A. Do Rondó ao Tema com variações. Há muito para se falar sobre forma musical. Conhecer essas estruturas de composição pode ser um “atalho para se manter a atenção” durante a escuta.

“Um aspecto muito importante na música erudita europeia é a forma. Se nas artes visuais a forma acontece no espaço, na música a forma se dá no tempo. Assim do ponto de vista do compositor, uma obra musical mais longa requer muito mais domínio da forma do que uma obra curta. E o mais interessante é que do ponto de vista do ouvinte acontece algo semelhante. Ouvir uma obra mais longa requer muito mais atenção do que uma obra mais curta. Essa é uma das dificuldades da música erudita”, explica o maestro.

Nesta audição, exemplos de Bach, Schubert, Brahms, Villa-Lobos e Caetano Veloso.

Programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda Segunda-feira, às 23h e reprisado aos Domingos ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.