Confira o Programa Completo:
“Vários compositores escreveram música dividindo o conjunto musical em dois grupos e os fazendo dialogar. É o caso dos italianos Giovanni Gabrieli e Alessandro Stradella. Mas o primeiro grande compositor associado ao gênero Concerto Grosso e um dos primeiros a usar esse título foi Corelli”, diz João Maurício Galindo.
“O grupo pequeno era em geral formado por 3 músicos apenas: 2 violinistas e 1 violoncelista, apoiado por um cravo quando necessário. E o grupo maior era, em geral, uma seção de cordas, sem um número necessariamente definido, que podia ser por exemplo de 3 primeiros violinos, 3 segundos violinos, 2 violas, 1 violoncelo, um contrabaixo e um cravo. Podia ser até maior, desde que essa proporção entre os naipes fosse mantida”, completa o maestro.
Nesta audição, além de Corelli, compositor, professor e uma das mais importantes personalidades musicais na Europa de seu tempo, o programa aborda a produção de Francesco Geminiani e Georg Friedrich Händel. Não fica de fora do programa, uma elaboração do concerto grosso proposta pelo mestre dos mestres Johann Sebastian Bach.
REDES SOCIAIS