Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução da Internet
Foto: Reprodução da Internet Gioachino Rossini

Ouça o programa completo:


Na última fase da vida, Gioachino Rossini dedicou-se a compor para o piano, instrumento que dominava com habilidade. Suas obras maduras integram a coleção “Pecados da Velhice”, composta a partir de 1855, quando já estava afastado do mundo da ópera. São peças escritas para encontros musicais em sua casa, em Paris, que abrange composições bem-humoradas e despretensiosas a peças sérias e de delicadeza envolvente.

"Durante toda sua juventude e maturidade como compositor, Rossini não compôs praticamente nada para o piano, apesar de ser um pianista de excelência. A partir dos 38 anos de idade, simplesmente parou de compor. E só voltou a fazê-lo na velhice. Até o final de sua vida, deixou uma imensa quantidade de peças para o instrumento, que estamos explorando juntos nesta série", diz João Maurício Galindo.

Nesta audição, peças como “Une pensée à Florence”, “Un rêve”, “Une caresse à ma femme” e as pequenas peças nomeadas como “nada”, que refletem o humor sutil do compositor. A interpretação é do pianista Alessandro Marangoni.