Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi
Foto: Nadja Kouchi Elza Soares

A carioca Elza Soares completa hoje 91 anos, segundo a rádio BBC de Londres a cantora brasileira do milênio. Elza nasceu em uma família muito humilde, composta por dez irmãos, na favela da Moça Bonita, no bairro de Padre Miguel. Segundo ela, sua infância foi pobre, porém feliz para uma criança, apesar de ter que ajudar a mãe nos serviços domésticos, levando latas d'água na cabeça. 

Elza já teve diversas participações na história das Rádios e TV Cultura, programas especiais que contaram com a presença ilustre da cantora.

1. Roda Viva

A cantora Elza Soares esteve no centro do Roda Viva em setembro de 2002. Na bancada de entrevistadores, sob comando de Paulo Markun, estiveram Tarik de Souza, João Pimentel, Regina Porto, Lia Machado Alvim, Luiz Caversan, Washington Olivetto e Zuza Homem de Melo.

2. Ensaio (1991)

Em um programa Ensaio gravado em 1991, a cantora relembra os momentos que marcaram sua vida e carreira. Ela fala do seu grande amor pelo jogador de futebol Garrincha, com quem foi casada. Fala ainda sobre Louis Armstrong, que conheceu, sobre a Bossa Nova e Tom Jobim.

3. Ensaio (2014)

O programa Ensaio prestou uma homenagem ao centenário de Lupicínio Rodrigues na voz de sua maior interprete, Elza Soares, que, por sua vez, conta histórias divertidas de quando conheceu Lupicínio e a primeira viagem para Porto Alegre, onde deram um porre em Ciro Monteiro para poder embarcá-lo no avião. Ela fala sobre a delicadeza de suas letras e conta que ele era o modelo da paixão. Dá um emocionante depoimento sobre o dia da morte de Lupicínio, como recebeu a notícia e a falta que faz o amigo.

4. Cultura Livre

Elza fez parceria com os mais importantes nomes da música brasileira e ficou mundialmente conhecida com seu jeito “rouco” de cantar. Em 2019, a cantora participou do programa Cultura Livre com apresentação de Roberta Martinelli, no programa Elza fala sobre seu disco "Planeta Fome".

5. Bem Brasil

A Diva do samba-jazz brasileiro apresentou o seu show Vivo Feliz no programa gravado em 2004. Hoje, Elza soares é respeitada como uma das vozes mais importantes da música do século 20. Parabéns Elza Soares!