O Papa Francisco recebeu uma visita inesperada em audiência privada, na última quarta-feira (9), do Rei Charles III e da Rainha Camilla, do Reino Unido. O encontro ocorreu na Casa Santa Marta, onde o pontífice se recupera desde sua alta.
O casal da realeza britânica está em visita à Itália entre os dias 7 e 10 de abril, em comemoração ao 20º aniversário de casamento.
Em nota da Sala de Imprensa da Santa Fé, foi divulgado que o papa expressou votos às majestades pela ocasião, além de ter desejado melhoras ao rei, por conta dos efeitos colaterais de um tratamento de câncer, diagnosticado ano passado.
“O Papa Francisco encontrou-se em privado com Suas Majestades, o Rei Carlos e a Rainha Camila, esta tarde. Durante o encontro, o Papa teve a oportunidade de expressar seus votos a Suas Majestades por ocasião do aniversário de seu casamento e retribuiu a Sua Majestade os votos de uma rápida recuperação de sua saúde."
O Palácio de Buckingham afirmou que os membros da família real britânica ficaram “encantados com o fato de o papa estar bem o suficiente para recebê-los —e por terem tido a oportunidade de compartilhar seus melhores votos pessoalmente".
Charles e Camilla já haviam tentado se encontrar com o pontífice em março. Entretanto, a reunião foi cancelada posteriormente devido às necessidades de melhora do papa, que tratava uma pneumonia bilateral até duas semanas atrás.
O Papa Francisco, aos 88 anos, estava internado no hospital Gemelli, em Roma, até 23 de março para tratar da infecção. Apesar de ter apresentado significativa melhora até o momento, o pontífice diminuiu drasticamente suas atividades por ainda estar parcialmente debilitado.
Leia mais: Médicos cogitaram suspender tratamento do papa e deixá-lo morrer, diz chefe da equipe de saúde
REDES SOCIAIS