Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Você pode até não ser um grande conhecedor da música clássica mas existem obras marcantes que são reconhecidas por todos com apenas um pequeno trecho. Na lista a seguir separamos algumas obras que ao chegar em seu ouvido te farão pensar "Eu ja ouvi isso antes".

1. Mozart - Eine kleine Nachtmusik (Pequena Serenata Noturna)

Composta por Wolfgang Amadeus Mozart em 1787. A música foi usada em diversos filmes como: Alien, Ace Ventura e também apareceu com destaque no filme Amadeus sobre o próprio compositor. Recentemente a música voltou a aparecer ao ser utilizada em vídeos na rede social Tik Tok.

Conheça a “Pequena Serenata Noturna” música de Mozart que ficou famosa na rede social Tik Tok


2. Beethoven - Für Elise

Esta peça nunca foi publicada durante a vida de Beethoven e só foi descoberta quarenta anos após sua morte.

Como resultado, ninguém sabe ao certo quem era o Elise do título... e alguns musicólogos até pensam que o título pode ter sido copiado incorretamente e foi originalmente chamado de 'Für Therese'.

Mas quem quer que tenha sido o destinatário desta peça, todos podemos concordar que é uma das peças mais charmosas para piano já escrita.

Devido à melodia simples mas cativante da música, houve inúmeras reinterpretações da peça.

3. Beethoven - Sinfonia nº 5 em dó menor

Esta sinfonia de Beethoven abre com talvez os quatro acordes mais famosos de todos os tempos - o famoso “pam pam d.uuum”. Alguns críticos sugeriram que essa abertura representa o som do Destino batendo na porta. Quem sabe se era isso que Beethoven tinha em mente.

4. Vivaldi - As Quatro Estações

As Quatro Estações é na verdade um grupo de quatro concertos para violino de Antonio Vivaldi. Cada um dá uma expressão musical a uma estação do ano - ouça o barulho dos dentes batendo no inverno, a tempestade dramática no verão e a chegada da caça no outono. Todos os quatro concertos tornaram-se mundialmente famosos.

5. Johann Strauss II - O Danúbio Azul

A obra que ficou conhecida no Brasil por conta de ser utilizada diversas vezes em valsas de 15 anos ou até em casamentos. No entanto, os amantes do cinema podem reconhecê-lo no filme épico de Stanley Kubrick 2001: uma odisseia no espaço (1968), onde é usado na impressionante sequência de abertura.

Existem outras diversas obras que qualquer amante (ou não) de música clássica reconheceria facilmente. E você, conhece todas? Manda no nosso instagram qual é a sua favorita!