Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação / Internet
Divulgação / Internet

Sergei Vasilyevich Rachmaninoff nasceu na província de Novgorod, no Império Russo, em 1º de abril de 1873. Pianista virtuoso, regente e compositor, Rachmaninoff começou a estudar piano aos quatro anos. Foi aluno de Anton Arensky e Sergei Taneyev no Conservatório de Moscou, onde se formou em 1892. A maior parte de sua produção musical data dos anos anteriores à Revolução Russa. Em 1918 (após a Revolução), o compositor mudou-se com a família para os Estados Unidos onde morreu em 28 de março de 1943. Portanto, 2023 marca os 150 anos de nascimento de Sergei Rachmaninoff e também os 80 anos de seu falecimento.

Para celebrar a data e homenagear o compositor russo a Cultura FM apresenta suas obras durante todo o mês de abril em diversas produções de sua grade de programação.

No dia 1º, às 15h, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo apresenta em seu Empório Musical o célebre “Concerto n. 2 para piano em dó menor, Op. 18” (com o pianista Daniil Trifonov) além de trechos da ópera Aleko e pequenas peças para piano na interpretação do próprio Rachmaninoff.

No dia 2, às 9h, o programa Laudate Dominum, do pianista e compositor Amaral Vieira traz a “Liturgia de São João Crisóstomo para coro a capella, Op. 31”. Os intérpretes são: Natalia Gerasimova (soprano), Alexei Karakuts, (tenor), Sergej Kutanin e Yuri Baikov (baixos) e Coro de Câmara de Moscou, sob a regência de Vladimir Minin.

Entre 3 e 9 de abril, João Marcos Coelho apresenta no CD da Semana, o disco recém lançado (pela Harmonia Mundi), “Nikolai Lugansky – Sergei Rachmaninoff: Études-tableaux – 3 Pieces”. O álbum fica disponível para ser ouvido no site da rádio e os comentários de João Marcos e algumas peças serão apresentadas nos programas Estação Cultura (terça e quinta, às 10h30) e Tarde Cultura (quarta e sexta, às 15h30).

A cada dia da semana os programas trazem peças de Rachmaninoff em sua programação: Desperte com os Clássicos (às 7h), Estação Cultura (das 10h às 12h), Concerto do Meio-Dia, Seleção do Ouvinte (às 13h), Tarde Cultura (das 15h às 17h) e o horário dedicado ao piano, às 14h. Entre os destaques destes horários estão os pouco conhecidos quartetos de cordas do compositor, que serão apresentados no Tarde Cultura: “Quarteto nº 1” na interpretação do Quarteto Orava (dia 6, às 15h) e o “Quarteto nº 2”, com o Quarteto Elysée (dia 14, às 16h).

Em O Prazer da Música (dias 7, às 23h e 8, às 11h), Marcelo Jaffé apresenta o “Concerto nº 3 para piano em ré menor, op. 30”, com o pianista Arcadi Volodos e algumas peças para piano solo na interpretação do próprio Rachmaninoff.

No dia 9, em Contrastes (às 13h, com reapresentação no dia 15, às 22h), o violinista Emmanuele Baldini traz trechos dos “Trios Elegíacos nºs 1 e 2.

No dia 13, o maestro Julio Medaglia comenta a “Sinfonia nº 2 em mi menor, op. 27” de Rachmaninoff, no programa Fim de Tarde.

O Conexão Europa do dia 15 (20h) traz um concerto realizado em 3 de junho de 2022 na Sala Berwaldhallen em Estocolmo, Suécia, com o pianista francês Lucas Debargue ao lado da Sinfônica da Rádio da Suécia, sob a regência do russo Maxim Emelyanychev interpretando o “Concerto n. 2 para piano em dó menor, Op. 18”.

O maestro João Maurício Galindo apresenta em seu Encontro com o Maestro (dias 17, às 23h e 23, às 10h) uma das mais conhecidas obras do compositor, a “Rapsódia Sobre um Tema de Paganini para piano e orquestra em lá menor, op. 43”, na versão de Vladimir Ashkenazy com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã, sob a regência de Bernard Haitink.

O programa João Carlos Martins traz no dia 22, às 10h (e no dia 25, às 22h) duas peças importantes do compositor: “Variações sobre um tema de Corelli, Op. 42” e o “Concerto nº 1 para piano e orquestra em fá sustenido menor, Op. 1”, ambas com o pianista russo Vladimir Ashkenazy.

João Marcos Coelho, em O que há de novo? (dias 26, às 23h e 29, às 18h) apresenta faixas do recém lançado disco “Rachmaninoff” (selo Chandos) gravado pela Sinfonia of London, sob a regência de John Wilson. No programa estrão peças como o poema sinfônico “A Ilha dos Mortos, Op. 29”, o 3º mov. Allegro da “Sinfonia nº 3 em lá menor, op. 44”, além de uma versão para orquestra de cordas de dois movimentos do “Quarteto nº 1”, na interpretação da Nova Filarmônica de Câmara de Colônia, sob a regência de Volker Hartung.

Encerrando o mês, no dia, 30, às 15h, Chico Carvalho traz em Teatro de Ópera, duas pequenas obras de Rachmaninoff: “Aleko”, ópera em um ato com libreto de Vladimir Nemirovich-Danchenko, sobre o poema “Os Ciganos” de Alexander Pushkin e “Francesca da Rimini”, ópera em dois quadros, com prólogo e epílogo, com libreto de Modest Tchaikovsky, sobre Dante. Entre os solistas das duas peças estão Sergei Leiferkus (barítono), no papel título de Aleko e como Lanceotto Malatesta, o príncipe de Rimini na segunda ópera; Ilya Levinsky (tenor), como o Jovem cigano em “Aleko” e como Dante em “Francesca da Rimini”; Maria Guleghina (soprano), como Zemfira em Aleko e no papel título de Francesca da Rimini; Anne Sofie von Otter (mezzo-soprano), no papel da velha cigana em “Aleko” e Sergei Aleksashkin (baixo), como a Sombra de Virgílio em “Francesca da Rimini”. Neeme Järvi rege o Coro da ópera de Gothenburg e a Orquestra Sinfônica de Gothenburg.

_________________

Homenagem a Sergei Rachmaninoff – 150 anos de nascimento

Durante todo o mês de abril na Cultura FM - 103,3Mhz