Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Jair Bertolucci
Foto: Jair Bertolucci

A Rádio Cultura Brasil presta homenagem à Carlos Lyra, compositor de mais de 400 músicas, sendo que muitas delas se tornaram clássicos da música brasileira, como “Minha namorada” (feita com Vinicius de Moraes) e “Influência do jazz”.

Carlos Eduardo Lyra Barbosa nasceu no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1933. Foi um dos primeiros integrantes do movimento que nasceu na zona sul carioca e ganhou o mundo pela qualidade e genialidade de seus compositores, músicos e cantores que promoveram a revolução musical conhecida como bossa nova.

Nesta nossa homenagem, recuperamos de nosso acervo vários momentos em que Carlos Lyra passou por nossa emissora. E começamos cedo, às 7 da manhã. Madeleine Alves traz registros de 1994, ano em que o artista lançou três CDs e um livro. O artista participou de uma conversa muito informal com Fausto Canova, que à época apresentava o Estúdio 1.200.


Às 09h00 da manhã, colocamos no ar uma edição do Letra e música, apresentado pelo professor Pasquale Cipro Neto. Em 23 de maio de 2006 ele comentou os versos de obras populares de Carlos Lyra e seus parceiros, tais como “Coisa mais linda”, “Maria Moita”, “Maria Ninguém”, “Primavera”, “Paulo de arara” e “Influência do Jazz”. 


Ao meio-dia, no Galeria de Fabiana Ferraz, trechos do show gravado pela rádio e TV Cultura em 12 de novembro de 1987. Carlos Lyracanta e conta histórias de seus primeiros tempos, época em que compunha com Ronaldo Bôscoli, Vinicius de Moraes, Geraldo Vandré, Chico de Assis e Gianfrancesco Guarnieri.

A partir das 15h00 oEstúdio 77, com Alexandre Ingrevallo, apresenta depoimentos exclusivos de artistas que respeitam e conhecem muito bem a obra de Carlos Lyra, entre eles Joyce, Júlio Medaglia, Romero Lubambo, Luciana Souza, Bruna Caran e Adriana Calcanhoto.


À noite, 20 horas, outro programa recuperado do nosso arquivo, Todamúsica. Edição em duas partes, com uma longa entrevista de Carlos Lyra a Vilmar Bittencourt, ilustrada com música de ótima qualidade.