Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arte: Wellington Pinson
Arte: Wellington Pinson

Allegro e Cantabile: 2024 de alegria e muita música com a Cultura FM – é o mote para a virada de ano da emissora, com uma programação que inclui concertos exclusivos em gravações ao vivo, uma seleção especial de repertório, além de fábulas literárias criadas especialmente para o Rádio.

O tradicional Concerto de Ano Novo da Filarmônica de Viena – edição 2024 será apresentado no dia 1º, às 18h. Este é o nono ano consecutivo que a Cultura FM transmite o evento.

Na noite do dia 31, a participação dos apresentadores e colaboradores da rádio dão ritmo a uma compilação musical que tem seu ponto alto com a “Ode à Alegria”, quarto movimento da Sinfonia nº 9, de Beethoven.

Inspirado nos cenários inventados pela literatura, o projeto Territórios Imaginosos reúne 7 pequenas histórias em formato de pílulas radiofônicas que misturam música, paisagem sonora e ficção. Criado e apresentado por Chico Carvalho, essas pequenas fábulas literárias também estão presentes na programação a partir das 18h do dia 31.

Veja alguns dos destaques deste fim de ano na Cultura FM:

No dia 29, sexta, às 16h45, o maestro Julio Medaglia reapresenta, no seu Fim de Tarde, a final do programa “Prelúdio – edição 2023”, que consagrou o pianista Mattheus Versiani como o grande vencedor.

O Cultura Jazz do dia 30, às 00h, reapresenta um show de Hermeto Pascoal e seu grupo, gravado em julho de 2022, durante o INNtöne Jazz Festival, na cidade de Diersbach, na Áustria. No repertório estão músicas como: “Para Ron Carter” e “Taynara (Jegue)”.

No dia 30, às 16h, Concertos OSESP apresentam o “Beethoven Fest”, com uma seleção de obras de Ludwig van Beethoven gravadas na Sala São Paulo nos últimos dias 14 e 15 de dezembro. Entre elas, a “Sinfonia Pastoral” e a “Fantasia Coral”. Participações do pianista Louis Schwizgebel, solistas vocais, Coro da Osesp e Coro Acadêmico da Osesp. A regência é de Thierry Fischer.

Ainda no dia 30, às 19h, a Cultura FM reapresenta o especial João Donato – simples e genial. Trata-se de uma homenagem ao grande pianista e compositor que faleceu em julho de 2023. No programa, com duas horas de duração, entrevistas de Donato concedidas à emissora, depoimentos de personalidades do mundo musical como João Marcello Bôscoli, André Mehmari, Patrícia Palumbo e Paula Morelenbaum, além das composições de João Donato, por ele mesmo e por seus parceiros.

No domingo, dia 31, às 10h, Encontro com o Maestro apresenta o tema da Epifania. João Maurício Galindo traz obras como a “Canção dos Três Reis Magos”, de Max Bruch, e “Os Pastores e Os Reis Magos”, do oratório “Christus”, de Franz Liszt.

Uma seleção de peças "despretensiosas, divertidas e originais" estão em Contrastes, apresentado pelo violinista Emmanuele Baldini, às 13h, do domingo. No programa estão as “Danças Sinfônicas de West Side Story” e quatro canções de "La Bonne Cuisine", obras de Leonard Bernestein, a “Cantata do Café”, de Johann Sebastian Bach, e a “Jazz Suite n. 2”, de Schostakovitch, entre outras composições.

Na sequência, às 14h, João Marcos Coelho traz uma seleção dos melhores lançamentos do ano em música. Os álbuns dos brasileiros Plínio Fernandes, Antonio Meneses e Cristian Budu e Karin Fernandes estão entre os destaques do programa. Coelho também relembra lançamentos da Orquestra de Chicago, sob a regência de Yannick Nézet-Séguin, da violinista Rachel Podger ao lado do Brecon Baroque e do grupo Sphinx Virtuosi, de Detroit.

O Metropolitan Opera de domingo, dia 31, às 15h, apresenta “Tannhäuser”, de Richard Wagner. Entre os solistas estão, Andreas Schager (Tannhäuser), Elza van den Heever (Elisabeth), Ekaterina Gubanova (Venus), Christian Gerhaher (Wolfram). A regência é de Donald Runnicles.

No dia 1º de janeiro, às 17h, Julio Medaglia traz no seu Fim de Tarde composições e gravações das celebrações que acontecem em 2024. No programa o maestro lembra os nascimentos dos compositores Anton Bruckner (200 anos), Richard Strauss (160 anos), Alberto Nepomuceno (160 anos) e Arnold Schoenberg (150 anos), também os nascimentos dos brasileiros Isaac Karabtchevsky (90 anos) e Nelson Freire (80 anos) e ainda os 100 anos de morte de Giacomo Puccini.

O tradicional Concerto de Ano Novo da Filarmônica de Viena – edição 2024 – será apresentado na segunda-feira, às 18h. Com regência de Christian Thielemann, a orquestra interpreta obras de Johann Strauss II, Joseph Hellmesberger, Eduard Strauss e Carl Michael Ziehrer, entre outros. Este é o nono ano consecutivo que a Cultura FM participa desse evento e é a única emissora na América do Sul a transmitir o concerto, em colaboração com a EBU – União Europeia de Rádio e TV.

Allegro e Cantabile: 2024 de alegria e muita música com a Cultura FM.
Programação especial
Dias: 29, 30 e 31 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024
Rádio Cultura FM103,3 MHz
www.culturafm.com.br
App: CULTURA PLAY