Diariamente, as mulheres estão presentes na programação musical da Cultura FM. São compositoras e intérpretes (solistas e regentes) que tocam em vários horários e programas. Neste 8 de março, a Cultura FM dá destaque a essas mulheres que participam durante todo o ano de sua programação. Serão 20 horas dedicadas às compositoras e intérpretes da música clássica, do jazz e da música brasileira.
As homenagens começam a zero hora do dia 8, com o “Cultura Jazz”, que traz um show gravado ao vivo por uma das grandes cantoras da atualidade: Dee Dee Bridgewater. Esta apresentação aconteceu em Londres, no Royal Albert Hall, em 1º de agosto de 2023 e nela, Bridgewater é acompanhada pela Carnegie Hall’s National Youth Jazz Orchestra, sob a regência de Seam Jones. Registrada pela emissora inglesa BBC, esta gravação foi disponibilizada, com exclusividade, para a Cultura FM, por meio da parceria com a EBU – União Europeia de Rádio e Televisão.
A programação segue durante todo o dia trazendo obras de diferentes períodos da história da música, de compositoras como, Barbara Strozzi, Fanny Mendelssohn, Clara Schumann, Germaine Tailleferre, Lili Boulanger, Ruth Crawford Seeger, Margaret Bonds, Florence Price e Alla Pavlova e as brasileiras Chiquinha Gonzaga, Tia Amélia, Eliane Elias e Léa Freire.
Entre as intérpretes que fazem parte da programação estão regentes como, Marin Alsop, Simone Young, Mirga Gražinytė-Tyla e Christina Pluhar e solistas como: as pianistas Karin Fernandes, Scheilla Glaser, Maria João Pires, Martha Argerich e Hélène Grimaud; Sol Gabetta (violoncelo); Aurèle Nicolet (flauta); Montserrat Figueras e Marília Vargas (sopranos); as violinistas Anne-Sophie Mutter e Lisa Batiashivili; as violonistas Susanne Melbes e Gabriele Leite; e a trompetista Alison Balsom.
Às 17h, o “Fim de Tarde” com o maestro Julio Medaglia também traz obras das compositoras Hildegard von Bingen, Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, e Cécile Chaminade.
Na sequência, às 18h, o “De Vota pra Casa” apresenta uma seleção musical com o melhor da música instrumental brasileira. No repertório, Antonia Adnet, Bianca Gismonti, Badi Assad, Léa Freire, Rosana Diniz e Didá Banda Feminina.
Um recital inédito da pianista venezuelana Gabriela Montero, em gravação ao vivo realizada em 12 de dezembro de 2022, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa é o destaque do “Conexão Europa”, às 20h. Este concerto foi disponibilizado para a Cultura FM, a partir de sua parceria com a EBU.
Às 22h, o programa “Alma Brasileira”, apresentado por Marcelo Bratke, às 22h, traz uma seleção de pianistas brasileiras, com nomes como Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Silvia Maltese, Sônia Rubinsky, Cristina Ortiz e Yara Bernertee.
Em seguida, às 23h, Marcelo Jaffé apresenta em “O Prazer da Música”, dois “Quintetos com piano”, da compositora francesa Louise Farrenc, na interpretação do Quinteto D’Elas.
REDES SOCIAIS