Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação.
Divulgação.

A programação especial da Rádio Cultura Brasil para o Dia das Mulheres começa com o "Viola, Violeiros e Cia", apresentado por Aloisio Milani. O programa traz o feminino na música tradicional brasileira pela história de Dona Helena Meirelles, uma sul-mato-grossense que aprendeu a tocar viola escondida quando criança e batalhou a vida pra ser artista. É uma nota dissonante num cenário tão masculino como a música caipira ou raiz brasileira. A violeira arrancou elogios do guitarrista Eric Clapton, que contribuiu pra que ela estivesse na lista da revista Guitar Player entre os maiores guitarristas do mundo.

Às 07 da manhã, Madeleine Alves apresenta repertório só com gravações das próprias compositoras, entre elas Tulipa Ruiz, Marisa Monte, Teresa Cristina, Zélia Duncan, Rita Lee, Anelis Assumpção, Luana Carvalho e Josyara.

O feminino na canção brasileira é o tema da programação das 08 às 10 da manhã, com Alexandre Ingrevallo. “Maria do Socorro”, “Mulher do fim do mundo”, “Pagu”, “Vida de bailarina”, “Doce de Pimenta” e “Dura na queda” são alguns exemplos desta seleção.

No programa Galeria (das 12 às 15h00), Fabiana Ferraz traz depoimentos de artistas que falam dos desafios de sua profissão. Participam Adriana Calcanhotto, Mariana Aydar, Josyara e Mayana Neiva. E na sequência, o Estúdio 77, com Alexandre Ingrevallo, preparou um repertório com nomes de mulheres no título das canções.

A programação especial segue às 17h00 no Vozes do Brasil de Patrícia Palumbo, que destaca as compositoras da música popular brasileira do século XXI. As compositoras é também tema da seleção musical de Inez Medaglia para o De Volta pra Casa (18h00), em registros instrumentais.

No período da noite, às 20h00, reapresentaremos o Especial Hebe Camargo – 90 anos, exibido em 2019. Vale lembrar que, se viva, Hebe faria 95 anos neste 8 de março.

Intérpretes e compositoras mulheres é tema da programação musical a partir das 21h00, feita por Inez Medaglia. A homenagem ao Dia Internacional da Mulher termina com edição especial do Brasis, o som da gente. Teca Lima seleciona as artistas com olhar voltado para as tradições culturais do nosso Brasil profundo.