Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Casa do Jasmin
Divulgação/Casa do Jasmin Exposição Helena Carvalhosa

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


A frase de Fernando Pessoa (do poema Ceifeira) dá título à mostra da artista plástica paulistana Helena Carvalhosa, aberta no último sábado (24), na Casa do Jasmin, em São Paulo. “O que em mim sente está pensando” expressa a relação orgânica e psíquica que envolve a apreensão das pinturas, segundo o curador da mostra, Marcelo Salles. Ele também explica que a frase do poeta português traz uma ideia literária de algo que possui narratividade, ainda que fragmentada ou enigmática, como a poesia. Marcelo Salles afirma que as obras de Helena Carvalhosa “desenvolvem um diálogo entre opostos, como interiores versus paisagens e formas versus figuras”.

Formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado na década de 1970, Helena Carvalhosa já expôs obras em locais como a Galeria Milan, Pinacoteca do Estado, Sesc Pompeia e Museu Afro Brasil. Ela é autora do livro Ócio, com fotos de objetos inventados e poesia de Manoel de Barros.

A mostra também celebra uma história que teve início há mais de 50 anos. No endereço que hoje abriga a Casa do Jasmin funcionou na década de 1960 a loja de design Arte & Objetos, inaugurada por Helena Carvalhosa e pelo já falecido arquiteto mexicano Aurélio Martinez Flores.

A exposição Helena Carvalhosa – o que em mim sente está pensando pode ser visitada até 21 de novembro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados das 11h às 17h. A lotação máxima é de 60 pessoas, com uso obrigatório de máscara durante a visitação. A Casa do Jasmin fica na Rua José Maria Lisboa, 1145.

Veja também: Jazz Sinfônica recebe Erasmo Carlos e Roberta Sá

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.