Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação / Foto: João Farkas
Divulgação / Foto: João Farkas Paiaguás vegetação morta pela inundação

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


Pantanal, novo livro do fotógrafo João Farkas registra em 80 imagens as belezas da região e as ameaças e transformações no bioma, como o assoreamento de rios e o recorde histórico de incêndios em 2020. Ele realiza uma série de eventos on-line para marcar o lançamento do livro, nesta quinta, 12 de novembro, Dia do Pantanal.

As imagens foram captadas em mais de 10 expedições à região centro-oeste nos últimos 5 anos. João Farkas foi ao Pantanal a pedido de moradores e produtores da região, preocupados com o desequilíbrio ambiental. Do mês de janeiro à primeira semana de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 21.451 focos de calor no Pantanal, a maior quantidade desde a década de 1990, quando o Inpe iniciou o monitoramento na região. Os quilômetros e quilômetros de incêndios chamaram a atenção do fotógrafo, como na imagem da capa do livro. Mesmo com a realidade impactante que se impõe, Farkas incorporou um olhar autoral, produzindo fotos que vão além do documental e mostram uma visão idílica e dramática.

Pantanal reúne pequenos textos elaborados pelo fotógrafo e pelo professor Sandro Menezes Silva. O lançamento é da Documenta Pantanal e Edições SESC SP, e chega ao mercado com uma maratona de encontros virtuais com participação de nomes de diferentes campos das artes e da preservação ambiental. Nesta quarta (11), às 16h, João Farkas fala sobre a produção do livro no canal do SESC SP, ao lado dos curadores Ana Carolina Ralston e Rubens Fernandes Filho.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.