Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: João Valério
Foto: João Valério Madame e a Faca Cega

Saiba mais sobre a apresentação:


O coletivo de teatro Nossa Companhia inicia nesta quinta (29) a temporada oficial de Madame e a Faca Cega. O trabalho teve sua primeira apresentação em março na MoMo, a Mostra de Monólogos do Alvenaria. O texto é livremente inspirado em trecho do livro Os Componentes da Banda, de Adélia Prado, e marca a estreia de Tatiana Bueno na dramaturgia.

Em cena, a atriz Alexandra DaMatta vive a personagem Vera, mulher na faixa dos 40 anos, professora de gastronomia e apresentadora de um programa de culinária. Ela começa a gravar um dos episódios, como de costume, mas uma certa “Madame” atormenta seus pensamentos, trazendo à tona reflexões sobre o passado, os afetos, os relacionamentos tóxicos e a vida de fachada nas redes sociais.

O ponto de partida do espetáculo foi um curta-metragem escrito por Tatiana Bueno já em meio à pandemia, quando o Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo – também sede da Nossa Companhia – precisou fechar. “Eu me inspirei no livro da Adélia Prado, que me acompanha desde a adolescência, escrevi o roteiro para o curta e depois transformei para a peça”, conta a autora e diretora de Madame e a Faca Cega. Segundo ela, o maior desafio foi entender a linguagem híbrida, para exibir teatro em vídeo.

A trilha sonora original é de Rogério Bastos, que criou loops de bateria e uma trilha seca e descompassada para acompanhar o estado emocional da personagem de Alexandra Da Matta. O espetáculo é o primeiro da trilogia Madame, e pode ser visto até domingo (02), às 20 horas, no canal da Alvenaria Espaço Cultural. Os ingressos custam R$ 20,00 e 50% da arrecadação será destinada à campanha SOS Técnica. A segunda peça da trilogia é Codinome Madame, com estreia prevista para 13 de maio, e a terceira está em fase de pesquisa dramatúrgica.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.