Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação via REUTERS
Divulgação via REUTERS Presidente Jair Bolsonaro durante visita a base militar em São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas

Ouça a coluna de Leão Serva completa:


“Até quando Bolsonaro vai abusar da paciência das pessoas razoáveis no Brasil”, pergunta Leão Serva ao abrir a coluna semanal no Estação Cultura. A indignação deve-se à postura do presidente em relação aos indígenas brasileiros. O jornalista cita os episódios em que Jair Bolsonaro ridiculariza um índio presente em sua live no dia 29 de abril por falar o idioma nativo, e inventa uma nova “etnia” na região de Maturacá, no Amazonas, em 27 de maio.

Essa gafe mais recente ocorreu em evento de inauguração de uma ponte, durante discurso no Posto de Fronteira do Exército, em terra Yanomami. Bolsonaro falava de visitas a indígenas na região, referindo-se a eles equivocadamente como “balaios”. Também fez pouco caso da tradição de plantas medicinais, chegando a propor que os indígenas sejam convocados pela CPI da Covid pelo uso de medicamentos não comprovados.

A coluna de Leão Serva traz o depoimento de Marivelton Barroso (povo Baré), presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro. Ele esclarece que balaio é a cestaria produzida e vendida por índios da região na Terra Indígena Balaio. “Somos 23 etnias e Bolsonaro não precisa inventar uma vigésima quarta”.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.