Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Marcelo Correa
Foto: Marcelo Correa Ruy Guerra

Saiba mais sobre o acervo:


Correspondências, fotografias, letras de canções, contos, poemas e outros itens da produção literária de Ruy Guerra agora integram o acervo do Instituto Moreira Salles. A instituição acaba de adquirir parte dos documentos da coleção pessoal do escritor, compositor e cineasta, que completou 90 anos em 22 de agosto.

O material em posse do Instituto Moreira Salles evidencia o caráter plural da obra de Ruy Guerra e a importância da palavra no trabalho do artista, nascido em Moçambique, em 1931. O conjunto reúne 600 correspondências, 1200 fotografias e 400 originais de produção literária, que permitem mostrar a produção intelectual do parceiro de Francis Hime, Chico Buarque, Edu Lobo e Milton Nascimento. Há cartas trocadas com nomes como Augusto Boal, Cacá Diegues, Glauber Rocha e Paulo José. Imagens com o amigo Gabriel García Márquez, cenas da infância, fotos de filmes também compõem o acervo.

Ruy Guerra vive no Brasil desde 1958, onde desenvolveu uma carreira que transita entre o cinema, o teatro, a música e a literatura. Em 1973 escreveu e realizou com Chico Buarque o musical Calabar: o elogio da traição, censurado pela ditadura militar. Uma parte da coleção contém cópias de documentos do antigo Departamento de Ordem Social e Política sobre as obras censuradas.

Os itens adquiridos pelo Instituto Moreira Salles começam a ser identificados e organizados para consulta ao público e se somam a outros acervos literários, de autores como Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Carolina Maria de Jesus.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.