Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

KAUPO KIKKAS
KAUPO KIKKAS Maestro Marcelo Falcão

O maestro brasileiro Marcelo Falcão, um dos fundadores da Babylon Orchester Berlin, pretende criar uma “orquestra de cinema mudo” em São Paulo. Morando em Berlim desde 2008, ele chega ao Brasil nesta segunda (15) para tentar viabilizar o projeto. A fase é de captação de recursos por meio de patrocinadores e de escolha do espaço cultural para sediar o projeto, com o Cine Marabá, na região da República, e o Teatro B32, na avenida Faria Lima.

Maestro, arranjador e compositor, o carioca Marcelo Falcão participou da première alemã da versão restaurada do filme Novo Babylon, com música original de Schostakovich. Atuou em concerto em tributo a Ennio Morricone e a Nino Rota, e fez parte da estreia de um arranjo para a comemoração do centenário de O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene.

Falcão vem se dedicando à execução de trilhas de filmes mudos especialmente do cinema alemão. Foi assim com Metrópolis, de Fritz Lang, no lendário cinema Babylon, em Berlim, levando à plateia nomes como o cineasta Win Wenders e o artista plástico chinês Ai Weiwei. Trata-se de uma experiência muito diferente e envolvente, descreve o maestro, “porque a música nesses filmes mudos não é só uma ilustração de cena, é uma parte intrínseca da trama”.

Sobre a escolha dos instrumentistas para a orquestra, Marcelo Falcão está convencido de que isso não será um problema. “São Paulo é uma cidade que tem músicos de excelência, e montar um grupo de 35 a 40 pessoas será tranquilo e muito bem-vindo para a paisagem da cidade e do Brasil”, conclui. Ele pretende estrear a orquestra de cinema mudo em novembro, com um filme de Charles Chaplin.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.