Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Cartaz Labirinthos

Ouça a coluna de Atílio Bari!


Na coluna desta quarta-feira (14), o dramaturgo Atílio Bari volta a falar das figuras de heróis gregos e como essa mitologia continua impactando o imaginário da contemporaneidade gerando dezenas de filmes longas metragens, séries, histórias em quadrinhos, entre outras manifestações artísticas. “Tudo isso mostra que esses mitos criados lá na antiguidade não envelheceram e talvez jamais envelheçam. Isso decorre do fato de que eles lidam com questões eternas: a origem da vida, as paixões humanas, o poder, a justiça, o amor, através de relatos fantásticos em que deuses, semideuses e humanos compartilhavam desejos, ódios, vinganças, monstruosidades e maravilhas.”, afirmou.

Para quem quiser experimentar esse ambiente mitológico, Atílio sugere uma peça em cartaz até este domingo (18) em São Paulo chamada Labirinthos, da Cia Teatral ENERGÓS, que aborda temas como amor, poder e traição por meio da história do Minotauro e os personagens Minos, Teseu, Ariadne, Dionísio, este último o deus das metamorfoses e das festas.

“A história do Minotauro, em si, encerra várias interpretações. Temos ali o fato corriqueiro do governante hipócrita que ludibria a quem o auxiliou a conquistar o poder, o quanto uma traição gera no ser humano um monstro que ele tentará esconder de todas as maneiras. O quanto as suas ações podem prejudicar pessoas comuns e indefesas. O fio de Ariadne nos remete ao fato de que muitas vezes a solução de um problema intrincado está na mais pura e simples lógica, e que é o amor o que nos estimula a procurar essa solução, que nos tira das sombras dos nossos labirintos interiores. E que sempre, em algum momento, surgirá o novo, a força e a astúcia da renovação para derrotar a velha ordem estabelecida, o terror que se instala em uma nação por conta das ações de governantes inescrupulosos e autoritários.”, refletiu Atílio.

Serviço:

Labirinthos

De quinta a sábado 21h e domingo 19h;

Teatro da USP - TUSP, rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque.

Ingressos custam R$ 10, mas na 5ªf a entrada é gratuita.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura e, participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", - com apresentação de Teca Lima -, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.