Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (26), Atílio Bari nos conta a emocionante história de superação de seus avós maternos, ‘Dona’ Beatriz e ‘vovô’ Bepe. Ambos viviam em situação de extrema pobreza na Europa e precisaram vir ao Brasil em busca de trabalho e de uma moradia. Após um longo processo de imigração, eles finalmente conseguiram um emprego (por mais miserável que fosse) e, o mais importante, um teto.

Ao reforçar a necessidade e importância de uma residência, Atílio compara a vida de seus antepassados com o filme italiano O Teto, como no trecho: “Numa Italia do pós segunda guerra, havia uma lei que proibia que os ocupantes de uma construção irregular fossem despejados se nessa construção houvesse um teto. Podia não ter janelas, nem portas, nada, mas se tivesse o teto, a moradia não podia ser demolida e nem desalojadas as pessoas que lá estivessem”.

Por fim, o colunista relaciona o passado de sua família e o longa com um novo projeto da prefeitura de uma cidade do interior paulista, que irá construir casas de 15 metros quadrados para os moradores das regiões periféricas, confira: “Segundo ele (o prefeito da cidade), dentro dessa metragem poderiam ser acomodadas famílias de até quatro pessoas, além, talvez, de um cachorrinho, um gato, sei lá. Só faltou ele dizer que estariam todos confortavelmente instalados e usufruindo do privilégio da casa própria”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC