Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ouça a reportagem! 


A Rádio Cultura Brasil e a Universidade Presbiteriana Mackenzie lançam neste sábado (23) o ChatMPB, programa produzido e apresentado por alunos do curso de Jornalismo da instituição. A nova atração irá ao ar aos sábados e domingos, das 12h às 15h, unindo música, informação, cultura e entretenimento.

A parceria inédita permite a formação prática dos estudantes na linguagem radiofônica, ao mesmo tempo em que estimula a pluralidade e a divulgação da Rádio Cultura Brasil no meio universitário.

O título do programa, escolhido pelos próprios estudantes, é uma alusão ao ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial para a produção de textos. “Nós brincamos com essa referência porque o nosso programa tem um foco musical e cultural, mas será feito com alma e empatia, algo que a inteligência artificial não tem”, explica a aluna Mariana Bruno (20).

A equipe do ChatMPB é formada por oito estudantes de Jornalismo, que vão se dividir em dois grupos e revezar a produção do programa: Bárbara Barbosa, Bruna Marotta, Camila Pacheco, Gabriel Belitz, Júlia Miranda, Mariana Bruno, Maynara Mendes e Suelen Romano. O conteúdo será criado ao longo da semana para a apresentação, ao vivo, aos sábados e domingos, com supervisão de professores do Mackenzie e de profissionais das rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Valorizar a educação, a arte e a cultura são objetivos do projeto, segundo Carlito Camargo, vice-presidente institucional da Fundação Padre Anchieta. A renovação da audiência da Rádio Cultura Brasil é outra meta da parceria. O pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Cleverson Pereira de Almeida, destaca a importância da união de forças das suas instituições, que são voltadas à construção da cidadania por meio da educação e da cultura.

ChatMPB estreia neste sábado (23), na Rádio Cultura Brasil e vai ao ar aos sábados e domingos, ao vivo, das 12h às 15h.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.