O papa Francisco segue estável e não apresentou novas crises respiratórias, informou o Vaticano em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira (4).
Segundo a nota, o pontífice permanece “sem febre, sempre alerta, cooperativo com as terapias”.
"Hoje, as condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis. Ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo. Permaneceu afebril, sempre alerta, colaborando com terapias e orientado", disse o Vaticano.
O boletim destacou ainda que, conforme o planejado, a ventilação mecânica não invasiva será retomada nesta noite até de manhã.
O prognóstico completo, no entanto, permanece reservado.
Na tarde de segunda-feira (3), o papa Francisco passou por dois episódios de insuficiência respiratória aguda. Conforme o boletim médico divulgado, o pontífice precisou de "ventilação mecânica não invasiva" durante o dia.
Na última sexta-feira, o Papa apresentou a mesma condição. O broncoespasmo é uma dificuldade aguda de respirar, o que, na sequência, acaba provocando episódios de vômito.
Tanto no sábado (1), quanto no domingo (2), Francisco não havia apresentado episódios de insuficiência respiratória.
Papa Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, após um surto de bronquite que piorou e se transformou em pneumonia em ambos os pulmões.
Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início do seu papado, em março de 2013.
REDES SOCIAIS