Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (28), Atílio Bari fala sobre o “happy hour” que aconteceu no Palácio da Alvorada no dia 22 de fevereiro, com o objetivo de aproximar o presidente Lula das lideranças da Câmara dos Deputados. O encontro ocorreu em meio aos recentes ruídos entre as duas instituições envolvendo, entre outros temas, o controle do Orçamento e a liberação de emendas parlamentares.

Atílio destaca a história do termo “happy hour”, remetendo aos marinheiros irlandeses da década de 1920: “Era aquele momento do dia em que eles deixavam de lado o trabalho pesado, feito em condições precárias nos grandes navios de carga nos baleeiros, e se reuniam para beber, contar piadas e lutar boxe. Com o tempo, o costume acabou se espalhando para além do ambiente dos navios, e se tornou uma prática disseminada entre a população de vários países”.

Além disso, o colunista compara a confraternização em Brasília aos encontros clandestinos em bares americanos na época da Lei Seca: “Quem assistiu ao clássico Quanto Mais Quente Melhor vai lembrar do começo do filme, em que a câmera segue um cortejo fúnebre, que penetra numa agencia funerária e, de repente, ao se abrir uma porta, mostra um rico e festivo salão, onde se bebe, se dança, se farreia, em pleno 1929, em plena Lei Seca, período em que os gangsters se esbaldavam com a fabricação e o comércio clandestino de tudo o que era proibido”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC