Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (17), Atílio Bari comenta o espetáculo Cabaré Coragem, disponível no Sesc Belenzinho, de quarta a domingo, até o dia 5 de maio. Apresentada pelo Grupo Galpão de teatro, a peça conta a história de uma trupe envelhecida e decadente que, apesar de todas as intempéries e revezes, segue em frente e reafirma a arte como lugar de identidade e permanência.

Atílio começa destacando o surgimento dos cabarés na Europa do século XX: “No período entre as duas guerras mundiais surgiram e se espalharam pequenos estabelecimentos noturnos, onde se ia ‘pra’ se divertir com os shows de variedades, números musicais e humorísticos, enquanto se comia e principalmente se bebia e se fumava. Eram os cabarés, onde artistas, bailarinas, humoristas, ilusionistas e cantores de qualquer parte do mundo divertiam o público.”

Por fim, o colunista explica como a montagem do Grupo Galpão funciona: “São sete atores, sete performers, que dominam o pequeno palco com seus figurinos chinfrim, cantam, tocam, desfiam piadinhas infames, invadem a plateia, fazem acrobacias e salpicam o show de variedades com Brecht, Mercedes Sosa, Joan Baez e algumas das pérolas mais machistas do nosso cancioneiro. Porque é assim, cabe tudo.”

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC