Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (08), Atílio Bari fala sobre as tempestades que têm atingido o Rio Grande do Sul. Desde 29 de abril, 149 já morreram devido às enchentes, além de 108 desaparecidos e 806 desaparecidos (dados em 15/05). Tragédias como esta já haviam sido anunciadas há mais de 100 anos por cientistas, que foram ignorados e esquecidos em nome do lucro e da industrialização.

Atílio começa citando o cientista Svante Arhenius, que, ainda em 1896, criou o termo efeito estufa: “Disse ele, há mais de 120 anos, que a queima de combustíveis aumentaria o dióxido de carbono na atmosfera, e isso traria mudanças significativas para o nosso clima. (...) A credibilidade científica dele foi questionada, os seus alertas foram esquecidos e, por conta do seu rosto redondo e vermelho, ele passou a ser chamado de cientista cervejeiro.”

O colunista também relaciona a música Planeta Água, de Guilherme Arantes, com as tempestades no Rio Grande do Sul: “O planeta não tem culpa, a natureza não tem culpa. As águas menos ainda. Assim como a canção diz: ‘Águas que movem moinhos / são as mesmas águas que encharcam o chão / E sempre voltam humildes pro fundo da terra / Terra, planeta água’.”

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC