Ouça agora a entrevista completa com Roberto Sion!
O saxofone tem múltiplas vozes, indica o título da nova série na Cultura FM sob o comando do saxofonista, clarinetista, maestro e professor Roberto Sion. Está presente na música erudita, no jazz, no choro, no samba-jazz e na música instrumental. Surgiu em 1840 pelas mãos do belga Antoine Adolphe Sax (1814-1894), inventor de mais de 400 instrumentos.
Na série em treze episódios, que estreia neste sábado (13), às 14h, Roberto Sion traça um panorama do saxofone, desde o uso inicial em bandas militares, as casuais aparições na orquestra sinfônica, a descoberta pelos músicos de jazz e a presença no choro brasileiro.
Sion também relata a própria trajetória profissional e a descoberta do saxofone, aos 14 anos, depois de já ter sido iniciado no piano aos 5. Formado em Psicologia, o santista optou pela música e, aos 25 anos, seguiu para a Berklee School, em Boston, onde estudou arranjo e improvisação no saxofone com Joseph Viola, Joe Allard, Ryo Noda e Lee Konitz. Roberto Sion foi fundador e maestro titular da Orquestra Jovem Tom Jobim, de 2001 a 2014. É Doutor em Música pela Unicamp e compositor colaborador da Osesp.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS