Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: HypeScience
Foto: HypeScience Atílio Bari cita, na coluna desta semana, diversos autores para exemplificar o poder do tempo

Ouça agora a coluna Atílio Bari desta quarta-feira na íntegra!


Na coluna desta quarta-feira (17), Atílio Bari fala sobre os supostos esquemas de corrupção que abalaram Brasília nos últimos meses. Um deles é o do Ministro de Comunicações, Juscelino Filho, que está sendo investigado por desvios de obras da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasp) para beneficiar propriedades da sua família na cidade de Vitorino Freire, no Maranhão, onde a prefeita é a sua irmã.

Atílio começa contando a história de como a capital federal foi construída do zero através do trabalho dos “candangos”: “Em 1960 trabalhadores de todas as regiões do Brasil se deslocaram para o planalto central do país. Lotaram ônibus e caminhões, os chamados pau-de-araras, para irem assentar tijolos e levantar as paredes e monumentos projetados nas pranchetas de Oscar Niemeyer”.

Por fim, o colunista cita diferentes autores para exemplificar o poder do tempo em meio aos constantes escândalos de corrupção: “Segundo Karl Marx, o tempo é um capital, é preciso saber usá-lo, e ele sabe que o que é importante hoje, amanhã vira pó no filtro da memória (essa frase é do genial Caio Fernando Abreu). Diz a canção do Caetano: O que usaremos pra isso / fique guardado em sigilo / tempo, tempo, tempo, tempo / Apenas contigo e comigo”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da Redação.