Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Mario Vargas Llosa, vencedor do Nobel de Literatura com “Tempos Ásperos”

Ouça agora o Destaque Latino desta semana!


Nesta semana (terça-feira, dia 23), Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre o livro lançado em 2019 do ganhador do Nobel de Literatura, o peruano Mario Vargas Llosa.

“Tempos Ásperos” é uma fábula que mistura realidade e ficção para tratar do jogo político entre forças opostas em busca do poder. O cenário é a Guatemala dos anos 1950, em pleno regime da Guerra Fria.

Progressistas, subversivos e ditadores de farda se juntam nessa espécie de gincana desenfreada atrás do posto mais alto do comando do país da América Central. “Tempos Ásperos”, o título do romance de Vargas Llosa, pode sugerir um certo ar de tragédia aos fatos narrados, mas, olhando bem, o ritmo das ações é tão acelerado – a cada página virada uma nova personagem se arma de estratégias para derrubar um antigo aliado – que tudo se torna engraçado, tragicômico feito uma peça shakespeariana.

Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, Peru, no ano de 1936, e é autor de uma extensa obra literária. Além do Nobel de literatura, foi vencedor dos prêmios Cervantes e Príncipe de Astúrias.

O quadro encerra com a música “Maria Landó”, composição do poeta César Calvo e da cantora e compositora Chabuca Gandra. Interpretação do conjunto “Café Mestiço”.

“(...)A história seria, então, essa fantástica tergiversação da realidade? A transformação dos fatos reais e concretos em mito e ficção? Um monte de mentiras transformadas em verdades por conspirações gigantescas dos poderosos contra os pobres-diabos... Os farsantes daquela trupe eram os heróis que os povos reverenciavam?(...)”.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

“Tempos Ásperos”, de Mario Vargas Llosa, é um livro editado pela Alfaguara, com tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman.