Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução A Coluna Atílio Bari homenageia os 90 anos de Gianfrascesco Guarnieri

Ouça agora a coluna Atílio Bari desta terça-feira!


Na coluna desta terça-feira (06), Atílio Bari homenageia Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006) por seus 90 anos. O ator e diretor, nascido na Itália em 6 de agosto de 1934, marcou a história do teatro brasileiro com peças como “Eles Não Usam Black-Tie”. Em seus diversos textos, Guarnieri representava problemas sociopolíticos, por isso, acabou enfrentando a censura em março de 1964, às vésperas do golpe militar.

O colunista relata um episódio do importante dramaturgo vivido ao lado do ator Juca de Oliveira, grande amigo de Guarnieri. Os dois souberam, pela atriz Dina Sfat, que estavam sendo visados pelos militares na ditadura, por conta do texto de “O Filho do Cão”, uma peça no Teatro Arena.

Segundo Atílio Bari, os amigos tiveram que traçar um plano para sair do país e escapar da repressão. “Vários dias transcorreram nesse impasse, com os dois olhando para a ponte e pensando: como passar pela fronteira? [...] Guarnieri sugeriu que fossem a uma delegacia e se identificassem como estudantes. Juca se espantou com a proposta: como assim? Entrar na cova do leão?”, detalhou Oliveira, em um tom divertido e comovido.

Por fim, Bari detalha a importância de Gianfrancesco Guarnieri para a cultura nacional no teatro, na televisão e no cinema.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC