Ouça agora a coluna Atílio Bari desta semana!
Na coluna desta quarta-feira (14), Atílio Bari homenageia Clara Nunes (1942-1983), uma das cantoras mais representativas do nosso país. Nascida em 12 de agosto, em Caetanópolis, uma pequena cidade mineira, a artista perdeu os pais ainda muito nova. Ao se mudar para o Rio de Janeiro ela conseguiu se destacar no cenário musical brasileiro. Com uma voz cheia de vigor, logo se tornou conhecida em todo o país.
Atílio cita as relações da artista com a diversidade brasileira que sempre representou: “Converteu-se ao candomblé e abraçou o samba como gênero musical. Estava formada a identidade artística que faria de Clara Nunes uma das cantoras mais representativas do nosso país, com sua voz límpida e potente, e seu canto carregado de misticismo e de louvor à miscigenação das raças”.
Por fim, o colunista cita a peça “Clara Nunes: A Tal Guerreira”, que está em cartaz no Teatro Bravos de sexta a domingo: “O espetáculo nos arrebata, nos tira da poltrona pela intensidade com que Clara nos chega, através da interpretação emocionante de Vanessa da Mata, pela força da movimentação coreográfica, obra de Gabriel Malo, da musicalidade que vai dos tambores ao violino, mais um trabalho brilhante da diretora musical Fernanda Maia”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC
REDES SOCIAIS