Ouça na íntegra o Destaque Latino desta semana!
Nesta semana (terça-feira, dia 27), Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre a obra de Silvina Ocampo que recentemente ganhou traduções de Livia Deorsola para o português em duas coletâneas de contos pela Companhia das Letras: “As Convidadas”, e “A Fúria”.
Silvina Ocampo foi uma das mulheres mais ricas da Argentina, e também uma das escritoras mais talentosas e estranhas da literatura de língua espanhola. Ela nasceu em Buenos Aires no dia 28 de julho de 1903, e morreu aos 90 anos, em 1993. Antes de se dedicar por completo às letras, Silvina pintava quadros. Irmã de Victoria Ocampo, esposa de Adolfo Bioy Casares e amiga íntima de Jorge Luis Borges, Silvina tinha especial apreço pelo trivial da vida, que logo era inundado por outra força avassaladora: o imponderável. O absurdo a encantava, e a prática da escritora era sempre essa: fantasiar o mundo através da combinação entre imaginação e crueldade.
O quadro encerra com uma composição de Carlos Guastavino, “El ceibo” - da suíte “Dez Cantilenas Argentinas”, interpretação da Camerata Bariloche, sob regência de Fernando Hasaj.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS