Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Augusto Monterroso

Ouça na íntegra o Destaque Latino desta semana!


Nesta semana (terça-feira, dia 1º de outubro), Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre um dos mestres da concisão narrativa da América Latina, Augusto Monterroso (1921-2003), escritor guatemalteco nascido em Honduras e radicado no México.

Em cada uma das narrativas breves de Augusto Monterroso há um certo movimento circular, como se as personagens e as circunstâncias - por mais que avancem no tempo e no espaço-, acabassem sempre voltando ao mesmo lugar, sem perspectiva de saída. As páginas repletas de ironia de Monterroso remetem ao modelo dos regimes autoritários bastante corriqueiros na América Central da segunda metade do século 20, um sistema que lembra as peças de um jogo de dominó: quando um ditador cai, outro se levanta para entrar na fila.

Nas páginas saborosas de Monterroso há sempre um ritornelo ao final, esse símbolo musical que pede aos músicos para que toquem novamente uma parte da partitura. A concisão é outro mérito literário de Monterrosso, nada pode ser extenso demais sob o perigo de esgarçar a força de impacto da ironia. Algo que ele explorou ao extremo nesse divertidíssimo conto que tem a justa duração de uma única frase: “Quando despertou, o dinossauro ainda estava ali”.

“Obras Completas e Outros Contos” é publicado pela editora Mundaréu. Tradução de Lucas Lazzaretti. O quadro encerra com a soprano Sabine Devieilhe interpretando a ária da Boneca Olympia da ópera “Os Contos de Hoffmann”, de Jacques Offenbach. Ao piano, Stéphane Jamin.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.