Estação Cultura

Panorama da Arte Brasileira evoca ideia de calor-limite

38ª edição da mostra bienal do MAM de São Paulo faz referência às mudanças climáticas


07/10/2024 12h00

Ouça a entrevista completa com um dos curadores da mostra, Thiago Souza!


O 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus apresenta obras de 34 artistas de 16 estados do país. O título evoca a ideia de um calor-limite, onde tudo se transforma, fazendo referência às condições climáticas e metafísicas intensas que conduzem a processos inevitáveis de transmutação. A pesquisa dos curadores Thiago de Paula Souza e Germano Dushá, com curadoria adjunta de Ariana Nuala, foi norteada a partir de cinco eixos temáticos: ecologia geral, territórios originários, chumbo tropical, corpo-aparelhagem e transes e travessias. As obras apresentadas abordam questões ecológicas, históricas, sociopolíticas, tecnológicas e espirituais, utilizando tecnologias avançadas e materiais orgânicos, como o barro.

Em função da reforma da marquise do Parque Ibirapuera, no trecho em que o MAM está sediado, a exposição ocorre no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1205. A visitação vai até 26 de janeiro de 2025, de terça a domingo, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio Negro cai 29 cm em três dias e atinge seu nível mais baixo em 122 anos

Trabalhadores preferem home office, mesmo com menor crescimento salarial, aponta estudo

Nobel de Medicina 2024: Victor Ambros e Gary Ruvkun levam o prêmio pela descoberta dos microRNAs

A maioria dos líderes mundiais obtém pontuações de aprovação baixas em 2024, diz pesquisa

Voo da Força Aérea com 228 brasileiros do Líbano chega ao Aeroporto de Guarulhos