Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Everton Ballardin
Foto: Everton Ballardin Sala de Espera

Ouça a entrevista completa com Daniel Rangel, um dos curadores da mostra!


O Sesc Pompeia apresenta uma retrospectiva de obras de grandes dimensões do artista plástico Carlito Carvalhosa, a partir desta terça-feira (09). É a exposição “A Natureza das Coisas”, que reúne criações icônicas de um dos mais importantes artistas contemporâneos brasileiros.

Herdeiro estético de Hélio Oiticica, Carlito Carvalhosa ficou conhecido por explorar diferentes técnicas artísticas e por trabalhar com materiais como papel, gesso, tecido, alumínio, cerâmica e copos de vidro. O paulistano morreu precocemente, em 2021, aos 59 anos, vítima de câncer, dois dias após a compra de uma de suas obras pelo Museu Guggenheim de Nova York. Ele foi o primeiro artista brasileiro vivo a ter uma exposição solo no MoMA, em 2011. Além da mostra histórica, suas obras também foram exibidas em edições da Bienal Internacional de São Paulo e nas bienais de Havana, em 1986, e do Mercosul, em 2001 e 2008.

“A Natureza das Coisas” reúne criações desenvolvidas por Carvalhosa para diferentes instituições. Um exemplo é “Sala de Espera”, exibida originalmente em 2013, no Museu de Arte Contemporânea da USP. Usando postes de madeira de descarte, que carregam marcas do uso na iluminação urbana, ele propôs um embate com a arquitetura de Oscar Niemeyer para o edifício do MAC, na região do Parque Ibirapuera. Agora a instalação, com intervenções da curadoria, dialoga com o trabalho de Lina Bo Bardi, responsável por transformar a antiga fábrica de cultura da Rua Clélia em espaço de cultura, a sede do Sesc Pompeia.

Daniel Rangel e Luis Pérez-Oramas assim a curadoria, com Lúcia Stumpf como adjunta. A mostra fica em cartaz até 09 de fevereiro de 2025. O endereço é Rua Clélia, 93, e a visitação é de terça a domingo, com entrada gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.