Ouça a entrevista completa com a artista Geórgia Kyriakakis!
A Galeria Raquel Arnaud inaugura nesta quinta-feira (07) a exposição “Os ventos do Norte não movem moinhos”, projeto da artista plástica e professora Geórgia Kyriakakis. Inspirada pela canção “Sangue Latino”, sucesso da banda Secos e Molhados, a artista propõe reflexões sobre o processo colonizador na América Latina. Esculturas, desenhos, instalações e ações colaborativas compõem a mostra.
Geórgia Kyriakakis apresenta uma visão ampliada da América Latina, ultrapassando conceitos geográficos e a influência cultural norte-americana. Obras como “Veias Abertas”, uma extensa faixa de tecidos vermelhos – de diferentes formatos e texturas – propõem várias reflexões sobre a cultura, a história e a política do continente.
A artista conta que a realização da mostra era um desejo antigo, motivado pelo orgulho de ser latino-americana e pela sensação de pertencimento à região. Uma recente viagem também a inspirou, principalmente a passagem por Sewell, no Chile, um antigo assentamento de mineração, hoje conhecido como “cidade fantasma”. O livro “As veias abertas da América Latina”, do autor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015), foi outra referência.
A mostra “Os ventos do Norte não movem moinhos” fica em cartaz até 17 de janeiro, de segunda a sábado, na Galeria Raquel Arnaud: Rua Fidalga, 125, Vila Madalena. Entrada gratuita.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS