Ouça agora a Coluna Atílio Bari desta semana!
Na coluna desta quarta-feira (06), Atílio Bari reflete sobre o papel dos dramaturgos na crítica social e faz uma analogia entre a obra Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, e um recente escândalo envolvendo uma famosa marca de água mineral francesa. Na peça, o autor norueguês conta a história de uma cidade que vive do turismo das suas águas curativas, até que um médico descobre que elas estão contaminadas. Quando tenta alertar a população, a cidade escolhe acobertar o problema, colocando o lucro acima da saúde.
Atílio compara a obra à reação de uma multinacional suíça, proprietária da marca francesa, diante da descoberta de contaminação em suas águas. A empresa, uma das maiores do mundo, teria investido pesadamente em propaganda para acalmar os consumidores em vez de buscar outras resoluções. Para ele, essa escolha reflete um problema ético: “É o capitalismo, baby, é o marketing, baby, apostando que as águas vão rolar e tudo voltará ao normal. Aquele normal que o conglomerado multinacional adora”.
O colunista finaliza com um questionamento sobre a confiança nas qualidades éticas de empresas e governos, e cita um provérbio taoísta que ressoa com a reflexão: “Cuida da água que bebes agora, porque a sede não dá só uma vez. ”
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC
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