Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Horácio Quiroga

Ouça na íntegra o Destaque Latino desta semana!


Nesta semana (terça-feira, dia 12 de novembro), Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre o escritor uruguaio, mestre da narrativa breve. Quiroga nasceu em 1879 e morreu em 1937, e teve uma vida marcada por tragédias. A coletânea “Contos de amor, de loucura e de morte” publicada pela Abril Coleções traduz o universo de predileção desse escritor: o grotesco e a finitude, cenários que roubam o fôlego do leitor. Quiroga é muito comparado a outro nome incontornável das narrativas breves repletas de horror, o americano Edgar Allan Poe. Mas há uma diferença crucial. Enquanto em Allan Poe o horror é fruto muitas vezes do sobrenatural e da imaginação, Quiroga rema no sentido contrário, nos provando que a realidade é o cenário perfeito para sustentar o assombro e o espanto.

“Contos de amor, de loucura e de morte” é uma coletânea do escritor uruguaio Horácio Quiroga publicada pela Abril Coleções. Tradução de Eric Nepomuceno. O quadro encerra com “Semplice – 2º movimento da Serenata do Pacífico”, peça do compositor uruguaio Miguel Del Aguila, com ele próprio ao piano, acompanhado pelo clarinetista Javier Vinasco.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.