Ouça na íntegra a reportagem de Cirley Ribeiro!
A Camerata Jovem do Rio de Janeiro apresenta-se pela primeira vez no Theatro São Pedro, neste sábado, a partir das 20h, com entrada gratuita. O solista será o maestro Cláudio Cruz, diretor artístico do grupo e regente da apresentação. O concerto é uma homenagem da Camerata, formada em sua maioria por jovens negros, ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. No programa estão “As quatro estações portenhas”, de Astor Piazzolla, “Variações sobre o tema de Frank Bridge”, de Benjamin Britten, além de obras populares brasileiras.
A Camerata Jovem do Rio de Janeiro foi criada há 9 anos, e é formada por 17 jovens músicos com idades entre 18 e 25 anos, oriundos de projetos da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB). Todos têm histórias parecidas. Nasceram e cresceram em comunidades cariocas, e saíram da situação de vulnerabilidade social por meio da música. O projeto transformou a vida de jovens como Gabriel Veloso, nascido em Petrópolis, e Bacharel em viola clássica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O grupo já fez turnês internacionais, apresentou-se em eventos como o Rock in Rio e ao lado de músicos como o pianista chinês Lang Lang e o violonista brasileiro Yamandu Costa.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS