Ouça a entrevista completa com uma das curadoras da mostra, Carol Barreto!
A exposição “Artistas do vestir: uma costura dos afetos” está em cartaz no Itaú Cultural, com mais de 80 peças de 70 artistas diferentes, que abordam a pluralidade e a utilização da moda brasileira como instrumento de arte, política e identidade.
Com curadoria de Carol Barreto e Hanayrá Negreiros, “Artistas do vestir” ocupa os 3 andares do espaço expositivo do Itaú Cultural, e em cada andar é possível conferir um tema diferente, sendo eles Ancestralidades, Contemporaneidades e Fazeres Contínuos.
Ao discutir as temáticas, a mostra convida o público a conferir diferentes jeitos de criar moda, e também a conhecer profissionais que tecem e costuram tecidos, roupas, histórias e cotidianos.
O Projeto Ponto Firme, idealizado por Gustavo Silvestre, é um dos exemplos presentes no espaço. A iniciativa promove a reinserção de detentos no mercado de trabalho por meio de confecções de peças em crochê, que posteriormente são usadas em eventos como o São Paulo Fashion Week.
Segundo a curadora Carol Barreto, a exposição tem como principal proposta visibilizar estes e outros personagens, que usam a moda para além de objetos vestíveis.
A mostra “Artistas do vestir: uma costura dos afetos” é gratuita! Mais detalhes você encontra no site do Itaú Cultural.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, pelo site culturafm.com.br e no aplicativo Cultura Play.
*Estagiária sob supervisão da Redação
REDES SOCIAIS