Ouça na íntegra o Destaque Latino desta terça-feira (17)!
Nesta semana (terça-feira, dia 17 de dezembro), o colunista Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre Pablo Neruda, poeta chileno, Nobel de Literatura de 1971. Marxista e revolucionário, Neruda cantou as angústias da guerra civil na Espanha dos anos 30, e a condição dos povos latino-americanos junto aos movimentos libertários.
Neruda Participou da campanha da Unidade Popular que elegeu Allende em 1970, sendo posteriormente nomeado embaixador do Chile na França. Salvador Allende é deposto em 1973, quando sofreu um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, o general Augusto Pinochet, com a ajuda dos Estados Unidos. Cercado por tropas do exército, Allende comete suicídio no interior do Palácio de La Moneda, sede do governo. A outra versão conta que ele fora morto pelas forças invasoras.
Em 2023 os restos mortais de Pablo Neruda, que morreu no ano de 1973, foram analisados por especialistas. A causa oficial da morte acusa o câncer de próstata como motivo. No entanto, pesquisadores de três países concluíram que Neruda foi morto por envenenamento. O corpo de Neruda havia sido exumado, depois de uma denúncia de que ele teria sido assassinado.
Pablo Neruda tem a sua obra poética publicada pela Editora L&PM, e a biografia “Confesso que Vivi” é editada pela Bertrand Brasil. A tradução da biografia é de Olga Savary e de Luis Carlos Cabral. Tradução dos poemas de Carlos Nejar, Olga Savary e Geraldo Galvão Ferraz. O quadro encerra com “Serenidade”, composição e interpretação ao piano de Daniel Paterok.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS